Trata-se de uma manual que descreve boas práticas de gestão de resíduos …
Trata-se de uma manual que descreve boas práticas de gestão de resíduos comuns no espaço universitário voltado para conscientização de servidores para que estes apoiem o trabalho da equipe ambiental dentro do campus universitário.
Este Guia Pedagógico Orientativo, apresenta reflexões acerca dos fundamentos essenciais para compreensão …
Este Guia Pedagógico Orientativo, apresenta reflexões acerca dos fundamentos essenciais para compreensão e sistematização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa- UEPS para o incentivo do uso racional da água potável.
Trata-se de um produto educacional em formato de infográfico que retrata a …
Trata-se de um produto educacional em formato de infográfico que retrata a trajetória da Equipe de Educação Ambiental da UEFS de forma imagética, pedagógica, dinâmica, portanto configurando-se como instrumento de orientações de visitas pedagógicas da unidade.
De todos os dados obtidos na pesquisa de Mestrado, geramos o Mapa …
De todos os dados obtidos na pesquisa de Mestrado, geramos o Mapa que representa a realidade mais próxima que temos com relação a presença de cursos, projetos e programas sobre educação ambiental e educomunicação no Território de Identidade da Chapada Diamantina. Os projetos são vinculados às escolas municipais e estaduais presentes nos municípios, a iniciativas privadas, a ONGs, a grupos sociais, à UNEB-Seabra, ao IFBA-Seabra e outras ações do Governo (Estadual e/ou Federal).
Este Documento Técnico-Orientador foi constituído, com o intuito de ser apresentado como …
Este Documento Técnico-Orientador foi constituído, com o intuito de ser apresentado como uma proposta que aponta caminhos para a inserção efetiva e a consolidação da Educação Ambiental (EA) no município de Seabra-BA, com ênfase no ensino formal. A partir da ausência de diretrizes legais específicas para a inserção da EA no ensino formal no município de Seabra, este documento busca contribuir com alguns caminhos para a estruturação da política pública de educação ambiental no município, assim como aponta a necessidade de uma reformulação no marco legal que ampara a gestão ambiental municipal. O Documento foi elaborado a partir dos levantamentos bibliográficos realizados durante a pesquisa e as entrevistas com os gestores municipais de educação, do meio ambiente, além dos conselheiros dos Conselhos municipais do Meio ambiente e da Educação. Ou seja, este documento revela algumas pistas para que a gestão municipal possa qualificar o campo da educação ambiental no município, indicando inclusive a necessidade de ampliação da discussão desse tema com toda a sociedade. Este Documento Técnico-Orientador, trata-se de um produto técnico educacional, uma das etapas para o cumprimento do Programa de Pós graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB).
A Ação Diálogos Sustentável tem o objetivo de facilitar o diálogo construtivo …
A Ação Diálogos Sustentável tem o objetivo de facilitar o diálogo construtivo entre diferentes partes envolvidas em conflitos socioambientais, promovendo a compreensão mútua, a conscientização e a busca por soluções colaborativas.
A Ação de Educomunicação "Tem água na sua rede?" é uma Oficina …
A Ação de Educomunicação "Tem água na sua rede?" é uma Oficina Digital que tem o objetivo de compreender como um grupo de crianças e pré-adolescentes lidam com a água em suas residências por meio de encontros e debates acerca dos recursos hídricos. E, como os mesmos utilizam as suas redes sociais para pesquisarem ou divulgarem peças referentes ao tema.
A Ação de Educomunicação "Agua em libras" permitir através do Produto Educacional …
A Ação de Educomunicação "Agua em libras" permitir através do Produto Educacional “Água em Libras”, disponível no Youtube, que os alunos surdos sejam incluídos nas discussões da temática apresentada na semana destinada a refletir sobre o meio ambiente na escola.
O Plano de Ação com Estratégias de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, constitui …
O Plano de Ação com Estratégias de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, constitui Produto Técnico Educacional, Produzido a partir da dissertação do mestrando Steve Wander Teixeira dos Santos, orientado pelas professoras Dra Zanna Maria Rodrigues de Matos e Dra. Joselisa Maria Chaves, vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais- ProfCiAmb / UEFS. Este produto educacional foi idealizado com o objetivo de colaborar com a melhoria do gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos no Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva, bem como promover a reflexão na comunidade escolar sobre os hábitos de consumo e geração de resíduos sólidos, levando seus integrantes a refletir sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos e suas diversas conexões.
INFOGRÁFICO DA LINHA DO TEMPO DA EQUIPE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE …
INFOGRÁFICO DA LINHA DO TEMPO DA EQUIPE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - BA. A ideia de construir uma linha do tempo para a unidade foi motivada pela vasta e rica trajetória que a Equipe de Educação Ambiental (EEA) possui dentro da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), enquanto núcleo educador e atuante na história do ambientalismo da instituição. Ademais, a mesma se constitui como um dos produtos técnico educacional proveniente da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Rede para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). A EEA desde sua criação, em 1991, foi pioneira no trato com as questões ambientais na Universidade ao inserir a mesma no protagonismo das discussões ambientais efervescidas na época. Portanto, a linha do tempo vem retratar as três fases distintas as quais a EEA vivenciou ao longo da sua história, elucidando a dinâmica da unidade. Isso subsidiará a tomada de decisões de forma que aprimore o trabalho da EEA ao passo que também se constitui em um elemento didático a ser utilizado em visitas orientadas e eventos realizados pela unidade. Isso porque a EEA, como estrutura educadora, é recorrentemente convidada a participar de eventos e exposições bem como recebe inúmeras visitas, com público variado, em sua sede localizada dentro da Universidade.
Writing the World 2023-2024 brings together essays from the academic year, marking …
Writing the World 2023-2024 brings together essays from the academic year, marking a shift from previous calendar-year volumes to capture the evolving nature of undergraduate scholarship as it responds dynamically to contemporary issues. This year’s anthology includes critical analyses spanning medieval to modern literature, and a creative ekphrastic short story, enriching the reading experience with cross-genre and cross-regional perspectives. Comparative Literature’s expansive and generative capacities make a journal like this possible. Through topics as varied as Korean horror and Palestinian storytelling, contributors examine themes of connectivity, identity, and the assemblage of ideas across cultures.
“We’re proud to present pieces that invite readers to engage deeply with scholarly and cultural questions,” say editors Aishwarya Marathe and Enrique Urbina of the Comparative Literature Program. “This year’s contributions reflect a collective dialogue that bridges academic theory with the immediate concerns and passions of our student body.”
The volume was officially presented to the campus community on October 22, 2024, and is available as an open educational resource, promoting accessibility to a global audience. Writing the World 2023-2024 exemplifies the University Libraries’ commitment to supporting open education and amplifying student voices in scholarly and public discourse.
No restrictions on your remixing, redistributing, or making derivative works. Give credit to the author, as required.
Your remixing, redistributing, or making derivatives works comes with some restrictions, including how it is shared.
Your redistributing comes with some restrictions. Do not remix or make derivative works.
Most restrictive license type. Prohibits most uses, sharing, and any changes.
Copyrighted materials, available under Fair Use and the TEACH Act for US-based educators, or other custom arrangements. Go to the resource provider to see their individual restrictions.